Em junho deste ano, durante a Copa do Mundo, comecei a fazer esta pergunta.
Em virtude da postura da Globo contra o técnico da seleção brasileira de futebol, Dunga, houve um grande movimento no Twitter contra a velha senhora e que foi notícia nas principais mídias com a hashtag #diasemglobo.
Muita gente participou ativamente e eu fui uma delas. E pela primeira vez, vi uma manipulação ardil: #diasemglobo desapareceu dos Trending Topics de uma hora para outra. E nestes mesmos TTs víamos Ana Maria Braga, apesar da audiência cada vez mais decadente. Outras figurinhas tarimbadas da Globo também. Alias, nunca houve tanto global nos TTs como nestes dias. Porém se clicássemos em qualquer uma das hashtags que constavam dos TTs, nós recebíamos um erro. E ficou assim por muitos dias.
Porém se pesquisássemos em outros sites que acompanham estes mesmos TTs, lá estava #diasemglobo em primeiro ou entre os primeiros.
Novamente durante às eleições muitos viram isto acontecer. E por várias vezes. As hashtags do PT e principalmente da candidata Dilma desapareciam rapidamente dos TTs apesar do grande volume de tweets (que como disse, é possível acompanhar em sites fora do Twitter), e como você pode ver neste link, Marcelo Branco, coordenador de mídias sociais da campanha do PT questionando:
| As hashtags do PT apareciam em vários sites que acompanham os Trending Topics, apesar de rapidamente 'sumirem' no Twitter. |
Sendo assim, era necessário trocar constantemente as hashtags da campanha. Assim que uma sumia, entrava uma nova.
Nenhuma palavra do Twitter em ambos os casos.
Porém agora vimos uma manipulação transparente a nível mundial: #wikileaks também desapareceram dos TTs. Mas desta vez o Twitter se manifestou: http://blog.twitter.com/2010/12/to-trend-or-not-to-trend.html. Para quem não entende inglês, uma breve explicação de como funciona o Trending e ao final dizem o assunto não é tão popular quanto as pessoas imaginam.
Depois do que descrevi aqui você acredita nisto?
Ok, muita pretensão minha querer que acreditem piamente em mim, coloco assim então:
Depois de hackers derrubarem Visa, Credicard e Paypal em protesto a campanha da grande mídia contra o Wikileaks, ato que afeta milhões de pessoas no mundo todo e tendo o Twitter como o reflexo mais rápido do que acontece, você acredita que ninguém estava comentando? Nem é necessário ter muita massa cinzenta para chegar a uma conclusão.
Ou também:
Se o questionamento não tivesse sido tão grande, por que o Twitter se daria o trabalho de se justificar?
Percebemos o quanto somos manipulados e em qualquer lugar do mundo. Basta pisarmos no calo dos poderosos.
Porém, quero deixar claro que não estou aqui defendendo o Wikileaks. Tenho uma opinião inconclusa sobre este assunto, assim, por enquanto prefiro guardar para mim até ter melhor embasamento.
Minha intenção aqui é demonstrar que mesmo quando achamos que somos livres, mesmo os EUA gritando a plenos pulmões que é a maior democracia no mundo, ninguém é tão livre como pensa. Principalmente em seus pensamentos...
O Grande Irmão está entre nós...
2 comentários:
Que post maravilhoso...pena a nação ainda estar em fase de evolução...mas chegamos lá...parabens pelo post...
@JuniorCordeiro_
A INOCENCIA ESTA PRESENTE ATÉ AQUI. O "BIG BROW" SEMPRE ESTEVE PRESENTE E CORROMPENDO MUNDOS. Quem o vê é engolido. Quem o critica e socialmente destruído. É só pensar fora das sugestões. Tudo é manipulado.
Postar um comentário