quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Água - uma riqueza que pode acabar

70% da superfície do planeta é constituído de água.
De toda água do planeta, 0,007% está disponível para consumo, ou seja, de cada 1 litro de toda água do planeta, a água potável não encheria nem uma colher de sopa. Pouco, não?

12% está no Brasil. O Brasil desperdiça 40% da água potável destinada ao consumo humano. A média considerada ideal pela ONU é de 20%.
A população mundial cresce a cada ano, mas o volume de água disponível para o consumo humano no planeta não.

Nosso corpo é constituído por 75% de água e sem ela, não podemos sobreviver.

Porém poucos se dão conta disto, principalmente no Brasil. É comum ver pessoas lavando calçadas. Se as pessoas pararem para pensar, além do desperdício, de nada adianta, pois o pó logo voltará a cobrir. Tempo, dinheiro e água jogados fora.
Deveriam haver incentivos para as empresas que lavam carro a seco. Outro grande desperdício.

Você sabia que na Suécia se uma pessoa desperdiçar água a polícia vai até a casa desta pessoa e caso esteja realmente desperdiçando, esta pode ser presa? Aqui no Brasil nada é feito. Parece que ninguém se importa ou não vê a importância desta riqueza que temos e que um dia pode ficar muito escassa.

Mas acima de tudo, é necessário e urgente que governos e a grande mídia tomem um papel significativo nestas campanhas. Campanha que não pode ter data para acabar.

Sendo assim, sou a favor das pessoas (físicas e jurídicas) terem cota de gasto mensal. Passou do limite, paga mais caro, pois infelizmente algumas pessoas só compreendem quando é o bolso que dói, até que cada um se conscientize da importância da utilização consciente deste recurso que não é inesgotável.

Portanto, enquanto ninguém se mexe para esta conscientização, cada um de nós tem que fazer a sua parte. Estou fazendo a minha? E você?




0 comentários:

Postar um comentário