Vejo muita gente sempre reclamando da Globo e da sua manipulação.
Mas ao mesmo tempo, vejo muitas destas pessoas dizendo:
- Agora vou assistir minha novela!
Ou
- Amanhã não posso perder meu time jogando!
Ou
-Vamos ver quais serão as mentiras do Jornal Nacional hoje!
E lá vamos nós dar lucro para a Globo.
Como podemos reclamar, se nós mesmos damos audiência a eles? E de uma maneira ou de outra, a partir do momento que sintonizamos seu canal, estamos avalizando tudo o que esta faz.
Você quando assiste, dá audiência. E audiência é lucro. E este lucro permitirá que ela continue manipulando.
Portanto, ou você é contra a Globo e tira este canal da sua vida, ou não é. Não tem meio termo. Não existe mais ou menos, não existe, ah é só uma novela, ah é só um joguinho...
E não é só isto, e aí está o poder da Globo: quando você está se entretendo com seu futebol, com sua novela, você não está pensando... Neste caso, principalmente nas novelas, além de você não pensar ela está te moldando. Um exemplo que talvez muitos nem se dão conta: uma roupa, um sapato que uma determinada atriz/ator usa, poucos dias depois, centenas, milhares talvez, saem para procurar e comprar uma igual. Ou um corte de cabelo que dias depois lá vai você no cabeleireiro imitar. Aí, meu caro ou minha cara, sinto dizer, você foi moldado, manipulado, fazendo, pensando, agindo exatamente como que ela quer. Parece pouco, mas não é. Ela incute em você a cada dia, seus conceitos, ideias, sem que você se dê conta disto. E vejo tristemente as pessoas como gado, onde o vaqueiro (Globo), leva para onde quiser. É isto que queremos para nós e para nossas famílias? Ou queremos seres pensantes que busquem um mundo melhor para si, para os outros?
E cada um de nós tem o poder de mudar isto. Como já disse aqui, somos formiguinhas, que unidas podemos derrubar o que quisermos. Nós, juntos, podemos construir um novo futuro, e no caso, uma nova mídia, mais correta e voltada aos anseios de todos.
Mas a cada jogo que você assiste, cada jornal, cada novela, você dá este poder a ela.
E só tem um jeito de mudarmos isto: mudar de canal. Ou até seja radical: desligue a TV. Como diz na música dos Titãs: “a televisão me deixo burro, muito burro demais”.
Leia um livro, assista um filme, saia com amigos, com a família, vá ao teatro... Até internet é mais saudável, pois é um mundo amplo, onde você encontrará milhões de ideias e poderá discuti-las e o melhor: pensar.
#diasemglobo = adote esta ideia como filosofia de vida.
Pense! Exista! Não assista!


2 comentários:
A solução é simples: há mais de um ano tirei a Globo do meu pacote de TV a cabo e não compro OGlobo nem se estiver em promoção!
Ainda aproveitei e cancelei minha assinatura da SuperInteressante (não aguentava mais abobrinha…).
[]’s
Cacilhας, La Batalema
Parabéns!
Este é exatamente o X da questão. Enquanto dermos audiência, teremos que nos curvar a ela.
E tive a mesma atitude com a Editora Abril, cancelei todas as minhas assinaturas.
Não terão nem meu dinheiro, nem minha audiência para suas bandalheiras.
Postar um comentário