quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Correntes de e-mail? Quem aguenta? Quem ganha?

Primeiro a explicação de alguns termos:

Spam - é o termo usado para referir-se aos e-mails não solicitados, que geralmente são enviados para um grande número de pessoas.

Hoax - é a mensagem cujo conteúdo é "alarmante". A definição mais real sobre hoax é que é um vírus social, que utiliza a boa fé das pessoas para se reproduzir, sendo esse o seu único objetivo. Dá- se o nome de hoax à essas estórias falsas, mentirosas recebidas por e-mail e se o destinatário não fizer o que foi solicitado, em geral é ameaçador: o seu computador será destruído, contaminado, formatado ou...

Correntes - É um tipo de correspondência em que se envia a mesma mensagem para muitas pessoas (como malas diretas, pirâmides de enriquecimento fácil, ofertas tentadoras, abaixo-assinados).
É facilmente identificável pois, em geral, inclui:
·         uma isca, para fazer o leitor ler a mensagem até o fim,
·         uma ameaça para assustar ou penalizar ou oferecer algo para o leitor e
·         um pedido para o leitor enviar a mensagem inútil para um certo número de pessoas, ou para quantas for possível.

Eu definiria basicamente estes itens como um tormento...

Mas o que mais incomoda é a ingenuidade das pessoas. Nenhuma empresa vai te enviar um notebook, um celular ou o que for, caso você encaminhe estas mensagens. Ninguém receberá dinheiro para tratar uma doença se encaminhar estas mensagens. No máximo, vai permitir ao infeliz que iniciou estes e-mails a chance de dar boas gargalhadas dos pobres otários.
As mais irritantes são as de descoberta de novos vírus que irão ‘destruir’ seu computador. Na verdade, você nunca, mas nunca mesmo, deve reenviar qualquer e-mail alertando sobre vírus sem, primeiramente, confirmar se um site confiável de uma companhia real o tenha identificado. Tente em: http://www.symantec.com/avcenter/vinfodb.html  ou http://www.antivirus.com.br
E o pior deles: aquelas correntes em que pedem para você colocar seu nome, às vezes até RG ou e-mail e encaminhe a uma determinada entidade quando for o nº 500 da lista. Neste caso caberia um raciocínio lógico para perceber que é um engodo: recebi o e-mail, vamos supor com 150 assinaturas. Assino embaixo e encaminho para 50 amigos. Em todos serei o nº151. Aí cada um dos meus 50 amigos encaminha. Serão todos o nº 152. Agora vamos supor que você recebeu a mesma msg que eu recebi e encaminha também para 50 amigos. Portanto você também será o nº 151, e seus amigos, 152. Portanto haverá centenas de pessoas repetidas quando chegar ao nº500 em cada uma destas mensagens. Ilógico se tem algum fim produtivo, concorda?
E esta lógica vale para qualquer e-mail deste tipo. Infestamos a internet com coisas que não levarão a lugar nenhum, nem ajudará ninguém. Usam da sua sensibilidade e humanidade e no final apenas geramos um trânsito desnecessário, entupido a rede e seus servidores.
E nos casos que você informa seus dados, ainda dará margem para pessoas inescrupulosas usá-los. Nunca para fins humanitários.

Então pare e pense quando receber este tipo de mensagem: Em primeiro lugar, pesquise sua veracidade. Sempre. Depois se valer a pena e não for só para encher a caixa de e-mail de outras pessoas, encaminhe.

Um ótimo site, que desvenda estes e-mails: http://www.quatrocantos.com/
Outro que traz uma ótima explicação do que é spam e como lidar com eles: http://www.antispam.br/ e nesta mesma página você encontrará também, vídeos educativos, vale a pena dar uma olhada: http://www.antispam.br/videos/

E na dúvida, não encaminhe. Se todos agirem assim ganharemos como prêmio uma internet mais rápida e um pouco mais segura.

0 comentários:

Postar um comentário