Recebemos constantemente, mensagens de e-mails com “verdades” suspeitas. Quem nunca recebeu um e-mail falando que os hambúrgueres do McDonald’s eram feitos com minhoca? Qualquer que pare para pensar, se dará conta do engodo. Quanto custaria fazer uma criação de minhocas, coletá-las, higienizá-las para fazer o dito hambúrguer? Não seria muito mais econômico fazer com carne de vaca?
E este é apenas um exemplo, entre centenas. Temos que aprender a verificar a validade e veracidade da informação antes de encaminhá-la. A Internet e o Google estão aí para isto! Na primeira página de busca do Google, você certamente encontraria a realidade dos fatos neste caso.
Falo isto, em vista da proximidade das eleições, e a quantidade absurda de e-mails e spams que tenho recebido contra a candidata a presidência, Dilma Rousseff. Chego a ficar boquiaberta diante de tantas calúnias. É quase surreal! E percebo que as pessoas não vão, como no caso acima, em busca da verdade, tão fácil de localizá-la. Opta-se pela informação pronta e conveniente sem se quer avaliá-la. Engole-se, repassa-se e fim.
Não percebem que estas mensagens foram criadas por uma direita preconceituosa, que teme a escalada ao poder do povo ou daqueles que dão a ele, sua voz. Apenas desejam que aquela “verdade” seja verdade, pois ela bate com seus conceitos e ideias.
E noto que a maioria das pessoas é reacionária por comodismo. Mas para qualquer que deseja crescer como pessoa e cidadão, tem no mínimo o dever de investigar e aí construir a sua verdade. Sem isso, você é apenas um papagaio repetidor.
Voto no PT e votarei em Dilma. E sei que meu voto é consciente. Mais até do que quando votei em Lula pela primeira vez, pois nesta, tive a preocupação de que se ele teria habilidade política e espaço para fazer as reformas necessárias. Para isto, foi praticamente obrigado a fazer alianças espúrias para alcançar seu objetivo, que era o bem do seu povo e não o seu próprio. Na minha visão, de leiga, teria que ser assim. E ele o fez. E eu o aplaudo em pé. Eu e milhões de brasileiros. Há muito o que se fazer ainda, mas isto é uma outra história que aqui não vem ao caso.
Se você for votar no Zé, no João ou na Maria, faça de maneira consciente. Vá em busca da verdade! Não fique aí sentado, esperando que te tragam tudo mastigado. Como disse Lula: "O maior castigo para aqueles que não se interessam por política, é que serão governados pelos que se interessam" (Arnold Toynbee). Portanto, interesse-se!
A verdade está escancarada, está a sua frente. Estas mensagens que recebo diariamente em meu e-mail foram feitas com a única finalidade de derrubar um governo legítimo. Usemos nossa liberdade à informação para investigar, questionar e exercer nossa cidadania.

0 comentários:
Postar um comentário