Em junho ou julho, li em algum lugar (não lembro onde, vou procurar depois com mais calma e posto aqui), que estavam insuflando os números da Dilma nas pesquisas e que próximo às eleições ela começaria a cair.
Na época imaginei que fosse para criar um clima de “já ganhou” para que tanto a candidata, como seus militantes esmorecessem. A única lógica que via nisto.
Hoje percebo que fui tola. Não era esta a ideia.
A intenção na realidade era que com a publicidade negativa em boa parte fabricada pela nossa maravilhosa e isenta imprensa, desse a entender que as pessoas estavam mudando seu voto em virtude destes “escândalos.”.
Deu certo, como vimos no último dia 03.
E me dou conta que não é só nossa imprensa e a direita neste país que luta contra a democracia, mas também, nossos institutos de pesquisa.
Usam de toda forma de manipulação e distorção dos fatos para chegarem aos seus objetivos.
E o que isto tem a ver com a imagem acima? Apenas prova que esta distorção existia. Apesar de informados, nem se deram o trabalho de alterar a matéria, apenas o gráfico e a segunda chamada foram atualizados e isto dias depois. Veja aqui >> Pesquisa IG de 28 de outubro <<
Mas infelizmente as pessoas tem sua parcela de culpa, pois alienando-se do processo político, ficam extremamente manipuláveis e fáceis de coagir. Tornam-se apenas títeres deste jogo. Temos que nos tornar conscientes de nossos papéis perante à sociedade e ao nosso país, antes de almejarmos uma democracia plena.

0 comentários:
Postar um comentário