Transcrevo aqui as principais frases ditas, em um depoimento lindo e emocionado, da filósofa e professora da USP, Marilena Chauí, a favor da candidata Dilma, das diferenças do governo atual e um possível Governo Serra que, para ela, é um perigo para a democracia e para o Brasil.
"E um governo democrático é aquele que garante o direito da nação autônoma, de aparecer como autônoma, independente, falando de igual para igual com as grandes potências".
"A política econômica do Governo Lula nos permitiu atravessar uma crise que abalou o mundo inteiro e não nos atingiu".
"Nós estávamos acostumados com um Brasil submisso, que obedecia ordens da Europa, ordens dos EUA. E o que nós temos agora: um Brasil que tem seus direitos internacionais, afirmados e garantidos".
"Se houvesse um governo Serra, seria a liquidação da democracia, dos direitos sociais e políticos".
"O que caracteriza uma política neoliberal? A gente fala do enxugamento do estado, e pensa sempre na privatização de empresas, como FHC declarou, a alma da privatização da Vale do Rio Doce foi o Serra'.
"Deu agora na Valor Econômico, a pretensão deles de privatizar o pré-sal'.
"O mais grave neste enxugamento do estado é o que acontece com os direitos sociais, pois o estado deixa de ter responsabilidade sobre eles, como a educação e a saúde, transformam estes direitos em serviços, e estes serviços para serem vendidos e comprados no mercado. Isto é a privatização dos direitos, a desaparição dos direitos sociais, econômicos e culturais. isto é uma destruição da democracia. E é isso que Serra representa. Representa um país internacionalmente submisso, um Brasil sem direitos sociais, econômicos e culturais, e um Brasil de privatização das coisas mais importantes que asseguram nossa economia".
"Eu tenho certeza que diante da presença do DEM, que é o vice do Serra, da votação que ele teve do agronegócio, nenhum cidadão ambientalista consciente, que pensa nas gerações futuras, tenho certeza que os ambientalistas percebem a farsa que está sendo montada, na medida que aquele que é o candidato do agronegócio, o candidato dos ataques ao meio-ambiente, queira parecer como ambientalista. E isto é tão claro, que a Marina disse em várias ocasiões, que ela tem o PT no coração e o PV no coração".
"Serra não é só uma ameaça para a república, uma ameaça à democracia, uma ameaça à liberdade de pensamento e de palavra, mas é também uma ameaça ao meio-ambiente".
"Quando analisamos os mapas das eleições, há uma coisa surpreendente: Serra venceu em todas as regiões do agronegócio, nas regiões ruralistas, nas regiões do DEM. Venceu nas regiões que fazem desmatamento, que atacam o meio-ambiente, que impedem as ações dos ambientalistas".
"Sou de uma geração privilegiada, vi Mandela na presidência, vi Lula, um operário, na presidência, Obama, na presidência. Agora virá uma mulher na presidência".
"É uma alegria e felicidade que o Brasil venha a ter uma mulher presidente".
"Eu conheço a Dilma de duas maneiras. por uma lado eu a conheço pelo seu trabalho. Eu a conheço a partir do momento em que ela fez aquela grande exposição sobre o PAC, e eu fiquei muito impressionada com a coerência, com a competência, a capacidade de gestão e com a capacidade de compreender a relação entre administração e política, entre governo e democracia".
"Depois eu a conheci (Dilma) pessoalmente. Além de apreciá-la, eu sinto uma enorme admiração. Dilma me impressionou pela clareza, pela certeza dos seus pontos de vista, pela capacidade de escutar o outro, de ponderar e raciocinar, pela compreensão que ela tem dos problemas globais".
"Fiquei impressionada sobretudo com a capacidade que poucas pessoas tem: de escutar o outro e pensar a partir do que outro diz. E isto nós sabemos, é o coração da democracia".
"Viva Dilma! Viva o povo brasileiro!"
Marilena Chauí
0 comentários:
Postar um comentário